C U R S O S de Mestrado e Doutoramento
three lions

                  

 


 
Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Corpo e  Espaço nas Artes Contemporâneas (2007/08)
  (1.º Semestre)
O curso tem lugar na FCSH, Sábados, Auditório 3, das 10.00 às 13.00

Docente: José A. Bragança de Miranda


 

PROGRAMA

 

As artes contemporâneas caracterizam-se por uma enorme diversidade, resultante da crise das categorias estéticas e da disseminação pós-objectual das práticas artísticas. Para responder analiticamente a esta crise torna-se necessário proceder a uma cartografia das tendências das artes contemporâneas,  especialmente insistentes na actualidade. Para além do especial estatuto da imagem, é sobre a carne/corpo e a terra/espaço que se têm desenvolvido um recentramento sobre as artes, politicamente orientado e já não «estético». Recorrendo-se a estudos de caso, mas também a escritos de artistas e/ou de críticos contemporâneos,  procura-se apresentar alguns critérios sólidos para um juízo crítico sobre as artes contemporâneas.

O presente ano lectivo será dedicado à análise crítica das «Dialécticas do Informe» nas artes contemporâneas. A Revista Documents (1929-1930) onde se passou um combate singular de Georges Bataille com o surrealismo e, mais subterraneamente com Carl Einstein, explorou intensamente as diversas temáticas que constituiem tal dialéctica, permitindo detectara a sua presença nas estéticas dos finais do século XX e das actuais. Foi Bataille que deu uma formulação lapidar de «informe»: « Un dictionnaire commencerait à partir du moment où il ne donnerait plus le sens mais les besognes des mots. Ainsi informe n'est pas seulement un adjectif ayant tel sens mais un terme servant à déclasser, exigeant généralement que chaque chose ait sa forme. Ce qu'il désigne n'a ses droits dans aucun sens et se fait écraser partout comme une araignée ou un ver de terre. Il faudrait en effet, pour que les hommes académiques soient contents, que l'univers prenne forme. La philosophie entière n'a pas d'autre but : il s'agit de donner une redingote à ce qui est, une redingote mathématique. Par contre affirmer que l'univers ne ressemble à rien et n'est qu'informe revient à dire que l'univers est quelque chose comme une araignée ou un crachat». O seminário desenvolve-se em torno dessa mesma noção e das suas relações com o «primitivo», o grotesco, a fantasmagoria e o Unheimlich, que atravessam profundamente as artes contemporâneas e  as tentativas restauracionistas que a ameaçam.  É neste pano de fundo que  serão inscritas as obras de alguns artistas contemporâneos, particularmente significativos para a exposição dos limites com que a arte está confrontada.

 

Programa

 

Parte I

1.  Introdução: A prioridade do Actual

2.  Do «fim da arte» à sua expansão total

3.  A metafísica de Marcel Duchamp como matriz das artes contemporâneas

 

Parte II

4.  Os retornos do Arcaico

5.  As aflorações do «informe»: O caso da revista Documents 

6.  O império do grotesco, ou das patologias da imagem

7.  A fantasmagorização do real

8.  O Unheimlich como «categoria» das artes contemporâneas

 

 

 

CADERNO DE TEXTOS OBRIGATÓRIOS

(Textos no site http://www.rae.pt/cursos)

 

Parte I: Introdução

 

Sessão 1.  Introdução: A prioridade do Actual (do fim da história à pós-história)

José A. Bragança de Miranda: Queda Sem Fim, Lisboa, Vega, coll. Passagens, 2006.

 

Sessão 2.  Do «fim da arte» à sua expansão total

            Arthur Danto: «Hegel’s end of art thesis» (1999).

 

Sessão 3.  A metafísica de Marcel Duchamp como matriz das artes contemporâneas

            Marcel Duchamp: «The creative act» (1953)

 

 

Parte II: Dialécticas do Informe

 

[Secção A]  Em torno da Revista Documents (1929-1930)

 

Sessão 4. Os retornos do Arcaico e a nova mitologia da arte moderna

Jack Flam: «Introduction» to Primitivism and Twentieth-Century Art, Berkeley, U. California Press.

 

Karsten Fischer, «In the beginning was the murder. Destruction of Nature and Interhuman violence in Adorno’s critique of culture» in JCRT 6.2 (Spring 2005)

 

Sessão 5. As aflorações do «informe»: O caso da revista Documents 

Denis Hollier, «The Use-Value of the Impossible» in October, Vol. 60. (Spring, 1992), pp. 3-24.

Yves-Alain Bois: «To Introduce a User's Guide» in October, Vol. 78. (Autumn, 1996), pp. 21-37.

Rosalind Krauss: «"Informe" without Conclusion» in October, Vol. 78. (Autumn, 1996), pp. 89-105.

 

Sessão 6-7 Formações do «materialismo baixo» de Georges Bataille

Textos na Documents: Le cheval academique; L'Apocalyse de Saint-Sever, manuscrit du 11 siecle; Architecture; Le langage des fleurs; Figure humaine; Black Birds; Homme; Friandaise cannibale; Le Tour du monde en quatre-vingts jours; Lieux de Pelerinage : Hollywood; Chameau; Cultes; Homme; Malheur; Poussiere; Le gros orteil; Abattoir; Animaux sauvages; Cheminee d'usine; Le «Jeu lugubre»; Informe; Le bas materialisme et la gnose; espace; Soleil Pourri; Esthese; Bouche; Musee; Kali; Les Trouvailles du Louristan; "L'art primitf"; (X Marks the Spot); La multilation sacrificielle et l'oreille coupe de Vincent Van Gogh; L'esprit moderne et le jeu des transpositions.

In Facsimiles da Documents (Gallica - http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/cb34421975n/date)

 

 

Sessão 8-9.  Carl Einstein: Imagem, alucinação e tectónico

Textos na Documents: Aphorismes methodiques; Pable Picasso : quelque tableaux de 1928; Andre Masson: etude ethnologique;  Rossignol; Notes sur le cubisme; Absolu;  Materialisme; Gravures d'Hercules Seghers (1585-1645); Tableaux recents de Georges Braques; L'Exposition de l'art abstrait a Zurich; Exposition de sculpture moderne; Masques Bapindi; Paysage de Lorenzetti; Exposition Cezanne (Galerie Pigalle); A propos de l'Exposition de la Galerie Pigalle; Picasso; Leger : oeuvre recents; Joan Miro (Papiers colles a la galerie Pierre); Exposition de Collages (Galerie Goemans); L'enfance neolithique [Hans Arp]

In Facsimiles da Documents (Gallica - http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/cb34421975n/date)

 

Versão inglesa de alguns dos textos da Documents:

 

Sessão 10.  Walter Benjamin: uma presença subterrânea

David Pan, «The Primitivist Critique of Modernity: Carl Einstein and Walter

Benjamin» in Telos; Spring2001 Issue 119, p41, 17p

Charles W. Haxthausen, « Reproduction/Repetition: Walter Benjamin/Carl Einstein» in OCTOBER 107, Winter 2004, pp. 47–74.

 

[Secção B]: Cruzamentos do informe

 

Sessão 11.   O império do grotesco, ou das patologias da imagem

Geoffrey Harpham, «The Grotesque: First Principles» in The Journal of Aesthetics and Art Criticism, Vol. 34, No. 4. (Summer, 1976), pp. 461-468.

Robert Storr: «Disparities & Deformations: Our Grotesque» in Catálogo da Bienal de Santa Fé (2004).

Michel Foucault, «La Bibliothèque fantastique : à propos de la Tentation de saint Antoine de Gustave Flaubert» in Dits et écrits, tome I: 1954-1975 / édité sous la direction de Daniel Defert et François Ewald, Gallimard, 2001.

 

 

Sessão 12. A fantasmagorização do real

Terry Castle, «Phantasmagoria: Spectral Technology and the Metaphorics of Modern Reverie» in Critical Inquiry, Vol. 15, No. 1. (Autumn, 1988), pp. 26-61.

Tom Gunning, «Fantasmagorie et fabrication de l’illusion : pour une culture optique du dispositif cinématographique» in CiNéMAS, vol. 14, no 1

DOMINIQUE PAÏNI, «Should We Put an End to Projection?» In OCTOBER 110, Fall 2004, pp. 23–48.

 

 

 

Sessão 13. O Unheimlich como categoria das artes contemporâneas

            Sigmund Freud: «The Uncanny» (1917)

 

Hélène Cixous, «Fiction and Its Phantoms : A Reading of Freud's Das Unheimliche ( The "uncanny" )» in In New Literary History, Vol. 7, Nº 3, 1976, pp. 525-548.

Hal Foster, «Obscene, Abject, Traumatic» in October, Vol. 78. (Autumn, 1996), pp. 106-124.

 

Avaliação

 

A avaliação será constituída pela apresentação de um trabalho com o máximo de 15 páginas e a preparação de um texto para discussão em turma.

 

 

 

Bibliografia Geral
 
Hal Foster,  Rosalind Krauss,  Yve-Alain Bois & Benjamin H. D. Buchloh (orgs),  Art Since 1900. Modernism, Antimodernism and Postmodernism, Londres, Thames & Hudson, 2005.
Gill Perry & Paul Wood (orgs.), Themes in Contemporary Art (Art of the 20th Century), Yale University Press, 2004.
Peter Howard Selz & Kristine Stiles (orgs),Theories and Documents of Contemporary Art: A Sourcebook of Artists' Writings, Berkeley, University of California Press, 1996.
Jean Robertson & Craig McDaniel, Themes Of Contemporary Art: Visual Art After 1980, Oxford, Oxford University Press, 2004.
Martha Buskirk, The Contingent Object of Contemporary Art, Mass., MIT, 2005.

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 Bibliografia específica

Dawn Ades e Simon Baker (2006), Undercover Surrealism, Georges Bataille and Documents, Mass., MIT Press.

David Pan (2001), Primitive Renaissance, Lincoln, University of Nebrasca Press.

Jean-Claude Blachère (1996), Les Totems d’André Breton. Surréalisme et Primitivisme Littéraire, Paris, Harmattan.

Georges Didi-Huberman (1995), La Ressemblance Informe ou le Gai Savoir Visuel selon Georges Bataille, Paris, Macula.

Jack Flamm (Org.), Primitivism and Twenthieth-Century Art, Berkeley, University of California Press.

Jean-Maurice Monnoyer (1985), Le Peintre et son Démon. Entretiens avec Pierre Klossowski, Paris, Flammarion.

Yves-Alain Bois e Rosalind Krauss (1996), L’Informe. Mode d’Emploi, Paris, Centre G. Pompidou.

Uwe Fleckner (2007), Carl Einstein und sein Jarhundert. Fragmente einer intellektuellen Biographie, Berlim, Academie Verlag.

 

A Revista Documents foi reeditada em versão facsimilada pela casa Jean Michel Place de Paris, encontrando-se disponível em modo imagem no site da Bibliothèque National de France/Gallica (http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/cb34421975n/date)

 

 

 

 

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   JBM, 2003                                                                                                                  e-mail: jbmiranda@netcabo.pt